Total de visitas: 16956
|
Nutricionista - Roseli Rossi
Bebidas alcoólicas são as vilãs das balanças
As bebidas alcoólicas podem prejudicar os planos daqueles que buscam o corpo perfeito. Isso porque cada grama de bebidas como cerveja, vinho e vodka contabilizam sete calorias, ou seja, três a mais do que o açúcar comum.
A nutricionista Roseli Rossi explica que as calorias alcoólicas são consideradas vazias, pois não contam com nenhum tipo de nutriente e, quando metabolizadas, são armazenadas no organismo como gordura. "A única exceção é o vinho tinto, que possui a substância resveratrol, que é antioxidante e antiinflamatório", alerta. Por ser saudável, recomenda-se uma taça de vinho tinto por dia para as mulheres e duas para os homens.
Um copo de cerveja de 200 ml, com 5% de teor alcoólico tem 88 calorias. A mesma quantidade de champagne, com 11% de teor alcoólico, registra 170 calorias. O saquê, que faz sucesso principalmente entre as mulheres, tem em média 38% de teor alcoólico e 285 calorias.
O vinho branco, com 12% de teor alcoólico, acumula 133 calorias a cada 200 ml da bebida. O exemplar tinto, que varia entre 11% e 14% de teor alcoólico, é um pouco mais calórico, com 144 para a mesma quantidade. O uísque (43% de teor alcoólico) e a vodka (40%) possuem 500 e 462 calorias, respectivamente.
"As bebidas com alto índice de teor alcoólico, como o uísque, são consumidas em menor quantidade que as mais fracas, como a cerveja. Quem toma cerveja dificilmente fica em uma latinha só, então elas acabam sendo equivalentes quando o assunto é o total de calorias. Quanto maior o teor alcoólico, maior a quantidade de calorias", comenta a nutricionista.
A dieta diária e balanceada recomendada pelos nutricionistas é de 1220 a 1500 calorias. Em uma hora de atividade aeróbica forte contínua, um homem gasta, em média, 800 calorias, e uma mulher, cerca de 600 calorias. "Na alimentação nada é proibido. O importante é sempre manter o equilíbrio e a moderação. A mesma coisa ocorre quando o assunto é bebida", completa.
Para aqueles que não querem parar de beber, mas que se preocupam com a forma física, Roseli sugere sempre tomar água junto com a bebida. "O ideal é beber dois copos de água a cada copo de qualquer bebida alcoólica", explica.
Além disso, os petiscos que geralmente acompanham os momentos de descontração devem ser bem escolhidos. "Deve-se evitar frituras e dar preferência às fibras, que podem ser encontradas nos vegetais, às gorduras nutritivas, presentes nas castanhas, amêndoas e azeitonas, e para as proteínas do queijo branco", diz. Segundo ela, estas opções retardam a chegada do álcool na corrente sanguínea e, conseqüentemente, seus efeitos.
|
|